quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Múltiplas inteligências


            Segundo  o psicólogo americano Howard Gardner, o ser humano tem integrado em si, alem das capacidades linguísticas e matemáticas, outras seis capacidades, sendo elas espacial; corporal-cinestésica interpessoal; intrapessoal; naturalística e musical.
            Para ele, cada pessoa contém as oito inteligências, todavia, desenvolve de forma mais plena uma ou mais, podendo assim se tornar ágil para resolver certas atividades em relação a outras que exijam outro tipo de raciocínio ou agilidade.
            O meio em que o individuo cresce e convive tem muita influencia sobre quais competências serão mais ou menos desenvolvidas, pois dele vem os estímulos que atuaram sobre a pessoa. Sendo assim, não somente as provas diretas deveriam servir como instrumento avaliativo, em uma sala de aula, e sim, todo o desenvolvimento da criança e relação as suas principais inteligências e seu convívio com o meio.
“Não deveria valer apenas a nota tirada na prova de matemática, mas o respeito pelo outro e o tipo de ser humano que nos revelamos” - Howard Gardner

1. AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA




1.1 ALONGAMENTO

1.1.1     Objetivo
            Favorecer a coordenação motora, agilidade, motricidade e equilíbrio, afim de propiciar uma melhor aula de educação física facilitando a flexibilidade muscular e evitando lesões causadas pela falta de alongamento  nos mesmos.

1.1.2     Procedimento
            Todos os alunos posicionaram-se em um circulo, de forma que todos possam se enxergar. Seguindo a sequência do professor, da direita para a esquerda, os primeiros três alunos passaram um alongamento de braço e os três seguintes um alongamento de perna, sendo que cada um deve repassar um, sem repetir um já apresentado pelo colega. Os demais alunos podem contribuir com algum alongamento que lembrem e julguem ser importante.

1.1.3     Recursos
            Para esta atividade, não há a necessidade de recursos.

1.2 AQUECIMENTO

1.2.1 Objetivo
            Promover um momento de atividade física relacionando-o com características que descendem da cultura africana na construção da pluralidade brasileira.

1.2.2 Procedimento
            Ainda em roda, o professor deve auxiliar os alunos em movimentos da capoeira, relembrando que este assunto já deve ter sido trabalhado antes. O professor pode convidar um capoeirista da localidade para demonstrar e auxiliar os alunos. Pode também usufruir de instrumentos como o berimbau ou providenciar CDs com musicas características de uma roda de capoeira.

1.2.3 Recursos
            CDs, aparelho de som, berimbau e tambor (optativos).

1.3 PIQUE- BANDEIRA

1.3.1     Objetivo
            Promover a agilidade e a resistência, interligando com o raciocínio lógico, promovendo de forma pedagógica uma disputa entre escravos e barões.

1.3.2     Procedimento
            A turma  será dividida em dois grupos, uma que represente os escravos e outros os barões. Dentro da área de cada grupo terá um cone, o objetivo é pegar o cone adversário sem deixar que o seu seja pego. Fora da sua metade da área, a criança esta sujeita a ser pega pelo adversário, se isso acontecer, ele deverá permanecer parado no locar ate o fim do jogo. Se os barões ganharem o jogo, os negros continuam escravos, caso contrario, conseguem (de forma simulada) sua alforria.


1.3.3     Recursos
            Dois cones, que podem ser substituídos por pedaços de pano, bandeiras ou bolas.

1.4      CAÇADOR

1.4.1     Objetivo
            Aprimorara velocidade e a atenção, relacionando-a com a força e distância, a fim de demonstrar, em forma de jogo, a captura dos negros e seu aprisionamento.

1.4.2     Procedimento
            Dois alunos posicionam-se nas partes laterais e arremessam a bola com o objetivo de acertar os colegas que estão no meio da quadra. Aquele que for pego junta-se a aquele que o pegou. Este jogo deverá representar a caçada  dos senhores do açúcar e do café para capturar os negros, acabando o jogo  quando todos forem capturados.

1.4.3     Recursos
            Bolas, preferencialmente macias e de borracha.

1.5 MÍMICA

1.5.1     Objetivo


       Fazer com que os alunos voltem à calma e fiquem menos agitados, com o propósito de facilitar as atividades decorrentes e relembrar temas sobre a influência africana já trabalhados previamente.

1.5.2     Procedimento
            Em uma caixa será colocado fixas com as seguintes palavras: Capoeira, macaco, navio, chibatadas e feijoada. Um aluno deverá retirar um papel e representá-lo para que seus colegas adivinhem do que se trata. O que acertar, vai no lugar do primeiro imitador.

1.5.3     Recursos
            Caixa com fixas de papel. Mais palavras podem ser acrescentadas para este jogo.

O professor e a tecnologia


            Um professor, para a efetuação de sua prática, deve utilizar os mais distintos e criativos recursos pensando sempre nos objetivos que pretende alcançar com a sua turma. Assim também, com tamanha importância, deve compartilhar com os demais professores suas ideias, pois a troca de materiais muito contribui quando se trata do desenvolvimento infantil.
            O uso de meio tecnológicos auxilia o docente nesta atividade, pois ao mesmo tempo se pode mostrar suas positivas experiências e ideias, também pode encontrar materiais que auxiliem durante o período letivo, seja através de teorias e fundamentações, seja  através de idéias práticas.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Helena


Oi, gente!
Minha primeira postagem no blog (:
Espero que gostem, beijo.

Algo me coroe gradativamente,
E nada restou-me
Alem de turvas miragens
Dizendo-me de que nada vali,
E o único valor que tinha
Estava impresso com faces
Que nem ao menos sabem sorrir.

Valorizei o desprezível,
E estes olhos meus
Não viram o ponteiro marcar doze horas
De um encanto que não vivi.

Pudesse eu voltar
E ignorar o que julguei ser felicidade.
Talvez assim,
Quando meus olhos fecharem
E meu coração não mais pulsar,
Restaria de mim
Mais que mero pó.